15 julho 2016

Terapia Cognitivo Comportamental


Trata-se de uma forma de terapia que pode ser breve ou mais prolongada. Aaron Beck é considerado o pai dessa abordagem que inicialmente chamava-se Terapia Cognitivo. Ele observou que sua teoria era influenciada por vários autores pós-freudianos, sendo que sua abordagem inicial era psicanalítica.

O modelo cognitivo comportamental básico trabalha com os seguintes elementos. 


Temos uma situação (Evento) que promove uma reflexão (Avaliação Cognitiva) que resulta em uma resposta emocional e comportamental (Emoção e Comportamento) que reforçam a reflexão inicial (Avaliação Cognitiva).
Exemplo: Estou andando à noite em uma rua desconhecida e escura. Um homem desconhecido está andando atrás de mim indo para mesma direção que estou indo (Evento).
Sou invadida por pensamentos: “Ele vai me assaltar”, “Preciso andar mais rápido”, “Vou mudar de caminho” ou “Preciso procurar ajuda”. (Avaliação Cognitiva)
Devido tal avaliação passa a sentir medo, ansiedade e fico em estado de alerta (Emoção).
Passo a andar mais rápido, procuro locais abertos para entrar e procurar ajuda e me preparo para luta ou fuga. (Comportamento).
Resultado: Posso ter avaliado de forma correta a situação e realmente estar me perigo ou ser uma avalição disfuncional. Quando o paciente passa a ter avaliação disfuncionais das situações e isso atrapalha sua vida, rotina e relações sociais deve procurar ajuda de um terapeuta.

Como saber se estou tento avaliações disfuncionais: Sem ter passado por um processo terapêutico previamente é complicado fazer sozinho tal avaliação. Pois, os terapeutas cognitivos no decorrer do processo ensinam seus pacientes a identificar os pensamentos disfuncionais (que geram avalições disfuncionais) e as estratégias que usadas para manter as crenças disfuncionais e o comportamento disfuncional.

Exercício: Quando identificar um pensamento faça alguns questionamentos
- O que me levou a pensar tal coisa? (Qual situação, evento..)
- Quando eu acredito isso? (0 – 100%)
- Quais são as evidências que tenho para confirmar sua veracidade? (Alguma coisa no meu contexto comprova a veracidade do pensamento ou sustenta sua essência)
- Esse pensamento está me causando prejuízo? (Deixo de fazer alguma coisa por causa dele, mudo minhas relações)
- Consigo trabalhar tal pensamento sozinho? (Após a checagem consigo resolver ele sozinho ou preciso de ajuda).



23 abril 2016

Introdução ao Modelo de Terapia Cognitivo Comportamental

         




Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), trabalhamos com os pensamentos automáticos, emoções, comportamentos, estratégias compensatórias, esquemas etc. Quando um paciente procuta um terapeuta da TCC ou de outra abordagem, geralmente está em sofrimento, sendo assim, nossa função auxiliar na elaboração do mesmo. 

Segue um exemplo: 



Fonte: Site Ciência do Cérebro


O pensamento disfuncional é comum em todos os transtornos psicológicos. Ele influencia o estado de humor e o comportamento, ou seja, quando avaliamos o pensamento disfuncional de forma realista e adaptativa conseguimos mudar/adaptar o estado de humor e o comportamento relacionado. 

Para que ocorra melhora duradoura devemos trabalhar com os níveis mais profundos da cognição. As crenças básicas (centrais) sobre si, sobre o mundo, sobre o futuro; crenças intermediárias e às estratégias compensatórias que ativamos. Avaliamos como o sujeito funciona nas situação, conseguimos identificar os gatilhos dos esquemas disfuncionais. 


Fonte: Google imagens 




Fonte do texto: Beck, Judith S. Terapia Cognitivo Comportamental: Teoria e Prática. Porto Alegre. Atimed, 2013. 
Imagem: Ciência do Cérebro