Pensamentos Vs Sentimentos

Pensamento é um conceito lógico, que segue uma estrutura definida associada a um conteúdo claro, por exemplo, penso em uma carro e posso imaginar algo que vai ter certos elementos reconhecíveis para todos; podem ser quatro rodas, duas ou quatro portas, mas vai sempre ter algum tipo de volante e motor. 

Quando nos referimos a uma casa da nossa infância, incorporamos outro elemento que é o sentimento. Senso assim, teremos uma representação objetiva da casa, mas carregada de sentimentos e sensações que vem da nossa infância podendo ser positiva ou negativa. 


Ou seja, o pensamento é neutro, intelectual, já o sentimento traz uma série de elementos psicológicos, conscientes ou inconscientes. 

É importante diferenciar sentimento de pensamento, pois o sentimento nos faz perceber uma situação não como ela é objetivamente, mas sim como é para cada sujeito. Sendo normal até certo ponto mas quando existe distorção entre a situação real e o modo como percebemos, são grandes,  teremos problemas de adaptação. 

EXEMPLO: Uma pessoa com fobia, em uma situação extrema negativa é percebida como um estímulo grave e ameaçador paralisando o sujeito. Com esse bloqueio o sujeito não consegue se defender e/ou agir normalmente. Nesse momento, seus sentimentos ultrapassam o pensamento lógico e sua reação não vai se adequada a situação. 

Comentários

Postagens mais visitadas